quinta-feira, 21 de julho de 2011

Ancestral do homem já caminhava ereto e sobre os dois pés há 4 milhões de anos

O GLOBO, com agências internacionais (ciencia@oglobo.com.br)

RIO - Cientistas da Universidade de Liverpool que estudam as famosas pegadas do Australopithecus afarensis - ancestral dos humanos - encontradas no sítio arqueológico de Laetoli, na Tanzânia, dizem que esta espécie andava ereta, como o humano atual, há pelo menos 3,7 milhões de anos, segundo estudo publicado na revista britânica "Journal of The Royal Society".

Pesquisas anteriores indicavam que o andar ereto, apoiando no solo a parte dianteira do pé e o dedão, teria surgido dois milhões de anos depois. As pegadas de Laeotoli, descobertas en 1976 e classificadas como Patrimônio da Humanidade, são consideradas o rastro mais antigo dos pés de nossos antepasados e de sua forma de caminhar.

Na investigação, os autores usaram uma nova técnica para obter uma imagem tridimensional das pegadas. Depois compararam os resultados com outros estudos sobre pisadas e a pressão na planta dos pés ao caminhar de pessoas e de grandes macacos. E recriaram como seriam as pegadas de um Australopithecus afarensis, espécie que tinha um tronco mais comprido, cérebro menor e pernas mais curtas, mas os pés iguais aos nossos.

Ancestral do homem já caminhava ereto e sobre os dois pés há 4 milhões de anos

Nenhum comentário:

Filmes ligados ao Projeto Água

Acho que quase ninguém alcançava o que Hurricane Smith cantava na década de 70. Agora, quase 40 anos depois, compreendemos que ele já previa o que estaria acontecendo Planeta Água
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.